Existe um ditado americano que diz “Dress to Impress”, ou em bom português, vista-se para impressionar. Muita gente acha que isso é pura futilidade e que não afeta em nada a vida profissional. Eu mesmo, em algum momento, já cheguei a pensar assim. Mas logo percebi que aparência não diz respeito apenas à estética, e sim à mensagem que você transmite em cada situação, sobretudo no campo profissional.
Por que a forma de se vestir importa?
Cometer o erro de não dar atenção à sua imagem pode custar oportunidades valiosas. Não importa o quão bom você seja tecnicamente: se a primeira impressão não for positiva, talvez você nem tenha chance de mostrar seus conhecimentos. E não sou só eu que digo isso. Há diversos estudos que comprovam o peso da apresentação pessoal no ambiente profissional. Basta dar um Google.
Por exemplo, Jeffrey L. Magee, especialista em liderança e marketing, avaliou o impacto do vestuário em mais de 500 empresas e concluiu que a maneira como nos vestimos influencia diretamente a percepção de profissionalismo e competência. Além disso, um estudo publicado na Academy of Management Journal mostrou que funcionários que se vestem bem não apenas se sentem mais confiantes no dia a dia, mas também tendem a ter melhor produtividade. Parece um bom negócio, certo?
Vestir-se bem para Networking
Quando falamos de networking, esse cuidado ganha ainda mais peso. Afinal, nesses eventos você não está apenas conhecendo pessoas; está construindo confiança e representando seu negócio. Pensa comigo: se até numa reunião com seu melhor cliente você se apresenta da melhor forma possível, por que seria diferente num encontro de networking?
Costumo aconselhar os membros do BNI a encararem cada evento de networking como uma reunião crucial. Claro que contar com a pontualidade, a boa comunicação e a escuta ativa é fundamental, mas não podemos esquecer que a vestimenta também faz parte desse pacote de credibilidade. Ela contribui para construir a imagem que você quer que os outros tenham de você.
A mesma atenção deve ser dada a tudo que compõe sua “presença”: a logomarca do seu negócio, as cores e a identidade visual, os slides das apresentações, o headset e o microfone nas reuniões online, a qualidade da câmera e da iluminação — tudo isso colabora para gerar (ou não) confiança.
Um bom dress code não precisa ser caro
Se vestir bem não significa gastar uma fortuna. Sim, roupas de qualidade geralmente têm um valor mais alto, mas existe um caminho do meio entre itens de luxo e peças extremamente baratas que podem prejudicar a sua imagem. O segredo é simples: escolha cores sóbrias, use peças bem ajustadas ao seu corpo e cuide de detalhes como cabelo e barba (no caso dos homens) ou unhas (no caso das mulheres).
O importante é ter em mente que a sua forma de se apresentar faz parte da sua estratégia de comunicação. Quando for a um evento de networking, vista-se como se estivesse indo conversar com seu melhor cliente. Assim, você provoca uma percepção imediata de seriedade, comprometimento e competência.
Vista-se para impressionar… e para se sentir bem
No fim das contas, cuidar da sua apresentação não é apenas sobre o que os outros pensam, mas também sobre como você se sente. Estar bem-vestido aumenta a autoconfiança e ajuda a transmitir, de maneira consistente, a imagem que você deseja. Num mundo tão competitivo, esse é um ponto mínimo em comparação a todos os outros desafios que enfrentamos como empreendedores, mas que pode trazer um impacto imenso no sucesso dos seus relacionamentos profissionais.
Portanto, não subestime o poder da aparência. Ela é a embalagem do seu conteúdo e, muitas vezes, o primeiro passo para conquistar a atenção — e a confiança — de quem cruza o seu caminho no universo do networking.
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Respostas de 2
Compartilho desse ponto de vista desde muito cedo.
Estar limpo, cheiroso, com a roupa passada e no tamanho adequado causa uma impressão diferenciada.
Show !! Trabalho com uniformes e esse é um dos argumentos / benefícios que usamos no nosso dia a dia na venda do nosso produto !!