No networking de negócios, muitas fontes de referência sentem que é mais importante serem reconhecidas como alguém que pode conectar outras pessoas aos produtos e serviços fornecidos por profissionais competentes, qualificados e confiáveis, do que receber uma indicação.
Ao longo dos anos, testemunhei repetidamente que a maioria das pessoas faz mais por um simples reconhecimento do que por dinheiro. No entanto, para aqueles que esperam uma taxa de indicação, é bom saber disso com antecedência, caso você queira manter o relacionamento saudável, ativo e lucrativo.
Você descobrirá que diferentes membros de sua equipe de referências têm motivadores diferentes. Compreender os vários estilos comportamentais das pessoas pode ser útil nesse sentido. Como você aprende sobre as preferências e os estilos comportamentais de seus parceiros de networking? Investindo tempo para construir relacionamentos comerciais sólidos com eles.
Conheça Suas Fontes de Referência
Pessoas que se sentem desconfortáveis em estar no centro das atenções, mesmo para receber aplausos e elogios, podem preferir que suas recompensas sejam discretas e privadas. Um simples “obrigado” – verbal ou por escrito, ou até um encontro para um café ou chá perto do escritório delas, por sua conta, pode ser muito apreciado.
Aqueles que gostam de reconhecimento público podem preferir ver seus nomes destacados em seu quadro de avisos ou site. Outros podem ser mais motivados por um presente atencioso e acessível, em vez de uma recompensa em dinheiro. Talvez uma cesta de presentes personalizada, fornecida por outro membro da sua rede, ou um belo livro de fotos sobre o destino de viagem favorito deles seja mais significativo.
Você pode ser criativo com o reconhecimento, tanto público quanto privado, de maneiras simples e especiais. Alguém já me reconheceu de uma maneira que me fez querer continuar dando mais referências.
Minha História
Fui ao consultório do meu quiroprático para um ajuste de rotina. Algumas semanas antes, eu havia indicado um amigo que sofreu um acidente para o quiroprático. Quando entrei na sala de espera, meus olhos se fixaram em um quadro de avisos exibido de maneira proeminente na parede. O quadro de avisos dizia: “Gostaríamos de agradecer aos seguintes pacientes por terem indicado alguém para nós no mês passado.”
Não havia nada de incomum nesse cartaz. Ele sempre esteve lá nas minhas visitas anteriores; no entanto, dessa vez meu nome estava nele. Percebi e fiquei satisfeito. Não pensei mais nisso até voltar um mês depois e ver que meu nome não estava mais lá. Pensei imediatamente: Quem mais posso indicar ao doutor para que meu nome volte ao quadro?
Esse simples reconhecimento me motivou a procurar intencionalmente oportunidades para indicar mais pessoas ao consultório do quiroprático. (Para constar, meu nome ficou consistentemente naquele quadro nos anos seguintes.)
O Efeito da Gratidão
Já falei sobre isso antes – a gratidão melhora a atitude. Ela melhora o senso de conexão e melhora os resultados. Há alguns anos, a Harvard Medical School relatou que as pessoas que expressam gratidão são mais otimistas e se sentem melhor consigo mesmas. Paul Zach, professor da Claremont Graduate University, afirmou que a neurociência mostra que o reconhecimento tem o maior efeito sobre a confiança, especialmente quando é tangível, inesperado e pessoal.
Dizem que a apreciação é um grande motivador. Reconhecer os outros também pode nos fazer sentir bem. Dizer obrigado com um reconhecimento simples, pessoal e significativo pode levar a um fluxo consistente de referências de nossa rede.
Se você tem o hábito de reconhecer as pessoas como uma forma de agradecê-las pelas referências que lhe dão, gostaria de saber sobre sua experiência. Compartilhe o que funcionou para você, ou talvez algo que você tentou e não deu tão certo.
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