A primeira vez que ouvi falar sobre reciprocidade em networking foi no BNI. Aliás, arrisco dizer que, antes do BNI chegar ao Brasil, o networking era visto apenas como uma ferramenta para conseguir empregos ou pedir favores, o que gerou uma certa aversão inicial a essa prática. Hoje, felizmente, se tornou uma ferramenta reconhecida como essencial no mundo dos negócios.
Na verdade, quando feito corretamente, o networking é a atividade mais altruísta do mundo corporativo. Isso porque, no verdadeiro networking, você precisa gerar muito valor antes mesmo de esperar algo em troca. Isso significa colocar os objetivos dos outros em primeiro lugar, conectando pessoas, auxiliando-as a resolver seus desafios, compartilhando conhecimento e, é claro, referenciando negócios.
Antes De Referenciar Alguém, Coma Um Quilo De Sal Com Essa Pessoa
Existe um ditado que diz: para realmente conhecer uma pessoa, é necessário comer um quilo de sal com ela. Eu já disse por aqui o quanto adoro essa sabedoria atemporal dos ditados populares, que muitas vezes são subestimados.
Comer um quilo de sal com alguém exige tempo e convivência. Isso significa que você não deve sair por aí indicando pessoas que acabou de conhecer. Por isso, não sou fã de rodadas de negócios que se autodenominam “eventos de networking“.
Uma vez, um conhecido participou de uma dessas rodadas de negócios e conheceu uma empresária que planejava um grande evento e buscava investidores. Fui apresentado a ela, e imediatamente identifiquei duas grandes bandeiras vermelhas: o atraso de quase uma hora para nossa reunião—quem me conhece sabe que valorizo a pontualidade, um sinal de respeito pelo tempo alheio; e a mentira, pois ela afirmou ter sido membro do BNI, embora nem ela nem eu lembrássemos um do outro.
Ela queria que eu indicasse outros empresários para seu evento, oferecendo-me espaço para palestrar, além de outros benefícios. Devido às bandeiras vermelhas e ao fato de ter como padrão não referenciar quem não conheço bem, recusei o convite. Mais tarde, descobri que ela possivelmente havia enganado diversos empresários, pois não realizou o evento e desapareceu com o dinheiro investido (Parece que até telefonemas não atende mais).
O preço de brincar de fazer networking, pode ser a sua reputação
Parafraseando mais um ditado popular, “Mais vale um bom nome do que muitas riquezas”.
Networking é uma atividade extremamente séria e é triste ver como algumas pessoas tratam a ferramenta de maneira amadora. Essas atitudes afetam por tabela a imagem de organizações sérias como o BNI, que trabalham para manter a credibilidade, a confiança e o profissionalismo da ferramenta, se preocupando em blindar a imagem dos membros da organização. Selecionamos cuidadosamente nossos membros, temos políticas e regras claras, e orientamos todos a terem cuidado ao fazer referências sem a devida confiança estabelecida.
Jamais colocaria minha reputação em risco por vantagens pessoais, e recomendo que você faça o mesmo. Afinal, em nossa jornada empreendedora, a reputação é tudo que temos. Uma vez comprometida, ela não apenas prejudica nossas oportunidades de negócio, mas também destrói as pontes que construímos ao longo do caminho.
Portanto, lembre-se: networking é uma maratona, não uma corrida. Construir uma rede de confiança leva tempo, esforço e, acima de tudo, integridade.
Não deixe que a urgência de fechar negócios o leve a comprometer a qualidade de suas conexões, e nem se aventure em locais onde o critério para participar é somente o pagamento.
Em um mundo onde a confiança é um recurso escasso, ser um profissional confiável não é apenas uma boa prática, é uma questão de sustentabilidade a longo prazo. Invista tempo e verdade em suas relações, e os resultados virão não apenas em forma de lucro, mas como verdadeiros pilares de uma carreira bem-sucedida e respeitada.
E você? Já indicou algum profissional que não conhecia bem e depois se arrependeu? Me deixe saber nos comentários!
Se você está em busca de uma Rede de Negócios e Networking nas regiões de Rio Preto e Araçatuba, o BNI é a sua melhor escolha. Acesse nosso site, se inscreva para conhecer uma de nossas equipes e se surpreenda com a nossa forma de fazer negócios.
Respostas de 6
Legal demais !! O BNI é uma verdadeira universidade e temos que ter em mente a construção de relacionamento à longo prazo !! Que é um dos valores do BNI !!
Muito bem ilustrada a importância de conhecer as pessoas e os riscos que podemos correr, quando querendo ajudar, colocamos nossa reputação em cheque com pessoas assim!
Acredito que todos já tenham se surpreendido de forma negativa com alguma indicação, mesmo “achando” que conhecia o profissional… Aconteceu comigo também.
Booa André, sempre cirurgico!
Já me ferrei com indicações que me deram antes do BNI, quando fui construir uma casa.
Incrível texto!
Já tive experiência de referências que não foram muito bem!
Fora do BNI é muito difícil conseguir fazer referência sem ter conhecimento sobre pessoas a se referenciar