Coopetição para o Sucesso nos Negócios

Rede de Negócios Rio Preto e Araçatuba

Coopetição, também escrita como ‘coopetition’, é uma combinação das palavras cooperação e competição. Descreve organizações que competem e colaboram simultaneamente para capturar valor dentro de seus mercados. A coopetição oferece uma via de crescimento que muitos empresários podem desconhecer e não estão perseguindo.

Dr. Steve Renz, que é o Diretor Global de Aprendizagem e Desenvolvimento do BNI, diz que a coopetição pode ser uma mudança radical para pequenos empresários, grandes empresários e outros profissionais de negócios para usar como uma iniciativa estratégica.

Tradicionalmente, a competição é o que tem sido ensinado nas escolas de negócios. No entanto, com quase metade de todos os negócios falhando nos primeiros cinco anos, com economias um pouco mais turbulentas, com as expectativas dos clientes mudando e os mercados se tornando mais complexos, é um bom momento para olhar para a coopetição como uma estratégia.

Por Que Buscar Parceiros Coopetitivos?

A especialização permite que empresários e membros de grupos de networking, como o BNI, colaborem com seus concorrentes para capturar valor dentro de seus mercados.

Em 1983, quando eu era consultor de gestão, trabalhei com outros consultores de gestão que tinham áreas diferentes de especialização. Minha área era principalmente planejamento estratégico e recursos humanos, e eu trabalhava com vários consultores de gestão que poderiam ter sido meus concorrentes. No entanto, o foco deles era mais na área de finanças, e eu trabalhava com eles, com o acordo mútuo de que eu não pegaria seus clientes e eles não pegariam os meus. Trabalhamos juntos de uma maneira muito cooperativa, embora tecnicamente fôssemos concorrentes um do outro. Isso nos permitiu aumentar nossos negócios enquanto trabalhávamos em nossa área de especialização e fornecíamos um ótimo serviço para nossa clientela.

Dr. Renz fez um estudo qualitativo que mostrou que a maioria das coopetições começava com pessoas que já conheciam. Sejam elas pessoais ou profissionais, a maioria das pessoas que estavam se engajando com sucesso em parcerias coopetitivas olhava para suas relações anteriores com amigos, família e pessoas com quem trabalharam no passado. Eles utilizavam suas redes para criar e construir essas parcerias estratégicas.

A qualidade número um que as pessoas procuram em uma coopetição é confiança. Se você vai entrar em uma parceria coopetitiva, a confiança tem que estar presente porque suas reputações serão vinculadas. Os parceiros também precisam ter habilidades comprovadas; eles precisam ser capazes de executar e desempenhar de acordo com os padrões um do outro e dos clientes.

Ajuda quando eles têm uma cultura compartilhada, valores compartilhados e existe respeito mútuo. Também precisa haver uma expectativa de reciprocidade – que vocês vão trabalhar juntos para ajudar um ao outro. Não será uma relação unilateral.

As Quatro Fases da Coopetição

Há quatro fases que normalmente ocorrem à medida que você constrói uma relação coopetitiva.

Iniciação: Esta fase é sobre identificar lacunas em seus serviços e discutir o que seu parceiro potencial pode trazer para a mesa. Começa com o processo de comunicação, uma avaliação de suas capacidades e formando expectativas durante as discussões iniciais.

Desenvolvimento: Durante esta fase, os parceiros estabelecem confiança enquanto desenvolvem uma relação e decidem como vão trabalhar juntos. O estudo do Dr. Renz descobriu que durante a Fase de Desenvolvimento, se a relação era pessoal no início, começava a se tornar mais profissional. Se começou como uma relação profissional, tornava-se mais pessoal.

Avaliação: Esta pode ser a fase mais importante do processo. À medida que os parceiros coopetitivos trabalham juntos, eles precisam começar a questionar: Estamos obtendo o valor esperado desta relação? Há espaço para melhoria? É hora de nos separarmos ou devemos continuar a parceria?

Manutenção: Esta também é uma fase importante. Envolve comunicação contínua, identificação de oportunidades adicionais um para o outro e garantindo que a relação continue a se desenvolver se ambos decidirem que é mutuamente benéfica e lucrativa.

A coopetição é uma estratégia de negócios eficaz para empreendedores, pequenas empresas e startups, assim como equipes do BNI. Trata-se de uma perspectiva de mentalidade de abundância em oposição a uma mentalidade de escassez. Qual é sua experiência em fazer equipe com um concorrente potencial de maneira coopetitiva? Compartilhe nos comentários.

Link para o artigo original.

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